Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 1.

Chegou a hora de trocar minhas lentes multifocais progressivas para astigmatismo e miopia e comecei a procurar soluções para dirigir.
Depois dos 50 anos, minha visão, principalmente à noite e com chuva, rapidamente ficou cada vez mais prejudicada pelo ofuscamento das luzes, faróis e reflexos.
Pesquisando um pouco descobri que principalmente o astigmatismo e ainda mais combinado com miopia agrava o ofuscamento. (Se arrematar com hipermetropia então.) Embora não seja a única causa. Pois nossa visão piora para diferentes cores de forma diferente ao longo dos anos.
Os faróis de xenônio PIRATAS são criminosamente cegantes como um flash direto no meu rosto.
Os faróis de xenônio ORIGINAIS de fábrica são de alta qualidade e causam até menos ofuscamento que os halógenos comuns por geralmente serem mais focados.
Os faróis a laser LED são extremamente focados, mas também causam algum ofuscamento.
Faróis desajustados de qualquer tipo são uma bandidagem contra os outros motoristas.
Durante o dia também sofro cada vez mais com ofuscamento e reflexos.
São 2 a 3 horas dirigindo todos os dias.
Junte isso com muitas horas na tela de computador e telinha de Smartphone e temos vista cansada ao extremo antes de dormir.
Há dias que vou deitar não pelo sono, mas por já não enxergar de forma viável para as tarefas.
Como já quase fiquei cego, 3 vezes,  por acidente de trabalho e por doenças, prefiro óculos como proteção e prevenção contra contaminações spray  (mantenha limpeza absoluta das lentes de contato ou então...) e dedico atenção e invisto no cuidado com os olhos.
Já passei períodos vendado e foi assustador.

Claro que gostaria de encontrar lentes que se adaptassem às tarefas de dirigir durante o dia, à noite, e servissem muito bem para trabalhar em escritório, em computador, ler documentos em papel e usar muito o smartphone.
Resumindo, voltar uns 40 anos na idade dos olhos.....

Embora todos os avanços na tecnologia ótica, descobri que ainda não inventaram em janeiro de 2017 tais óculos tudo-em-um para venda ao público.

O melhor que consegui encontrar foi dividir entre dois pares de óculos.
Temos o problema da COR de lentes solares durante a noite e o problema do filtro Ultra Violeta (UV) nos PARABRISAS dos carros durante o dia.

O ofuscamento pode ser atenuado com duas técnicas talvez até combinadas: polarização e filtro de alguns tons de azul.

Todas as lentes fotocromáticas para dirigir EXCETO UMA, variam cor de acordo com espectro e intensidade UV apenas.
Tem um bom vídeo sobre a Transitions Drivewear.

A Transitions ExtraActive também escurece um pouco atrás do parabrisas mas não muito e não clareia totalmente à noite e não são oferecidas para dirigir. Então não vamos considerá-la aqui.

As cores mais adequadas à tarefa de dirigir variam do amarelo (dia nublado), passam pelo cobre e chegam ao marrom. Pois destacam os verdes e vermelhos.
Contrário à crença popular, não podem ser muito escuros, pois se entrar num túnel ficaria cego.
Os fabricantes topo de linha recomendam bloqueio entre 60℅ e 80℅ para dirigir.
Use o parasol do carro em conjunto se precisar mais.
Acima de 90℅ seriam para esquiadores, velejadores e aviadores.

Idealmente, um óculos tudo-em-um deveria ter  lentes polarizadas, filtrar alguns azuis apenas, variar instantaneamente cores desde incolor (noite, túneis, escritório) até marrom (praia) de acordo com certas fontes de luz artificiais e o sol , atrás do parabrisas do carro (só luz visível) e também ao ar livre caminhando (luz UV). Some a adaptação para ler letras miúdas e para enxergar ao longe na estrada.

Infelizmente os melhores filtros polarizadores mais sutis ainda escurecem um pouco as lentes.

Os melhores filtros de mínimos tons azuis  estão na Zeiss Drivesafe. Cujo antireflexo exclusivo azulado para quem olha de fora também tem um pouquinho de ação polarizadora sem introduzir quase nada de cor (um mínimo de amarelo) para quem usa .
Tem um bom vídeo sobre a Zeiss Drivesafe no YouTube.

Essa lente foi desenvolvida para dirigir à noite e dias nublados e chuvosos, mantendo qualidade visual em ambientes internos.
Nos testes práticos, teve melhores resultados com quem usa lentes multifocais progressivas (geralmente com astigmatismo). Teve menor efeito para lentes de grau simples e menos ainda para visão normal.
Outro repórter também gostou muito dos resultados.

Se tiver opção com tratamento fotocromático avançado Photofusion, as lentes ainda bloqueiam um pouco de luz à noite, algo como 8℅, e escurecem em 20 segundos mas clareiam em 10 minutos até 20 minutos, dependendo da temperatura. E não funcionariam atrás do parabrisas. É uma opção de aproximadamente R$1500,00 que não agrega muito valor para o motorista.
Já que faremos outro par de óculos solares, a necessidade disso se reduz muito.
As Zeiss Drivesafe também podem ser opcionalmente fabricadas em geometria das lentes individual 2 por mais aproximadamente R$500,00.
Dependendo das opções, essas lentes multifocais progressivas podem custar aproximadamente entre R$ 2000,00 até R$ 4200,00. As de grau simples são bem mais baratas.

Para luz do dia, a única fotocromática que funciona atrás do parabrisas do carro ainda é a Transitions Drivewear.

O site em inglês tem mais informações, como que pode ser fabricada em Trivex.

Neste fórum de ótica descobri as três porcentagens de bloqueio de luz dá Transitions Drivewear, que devem ser somados conforme a situação:
37℅ não ativada , amarelo esverdeada, dia nublado ou chuva.
25℅ luz visível, cobreada atrás do parabrisas.
10℅ luz UV , marrom avermelhado, luz do sol ao ar livre.

Portanto, mesmo à noite ela bloqueia 37℅ da luz visível e NÃO deve ser usada.
Dirigindo ao sol, bloqueia até 62℅ da luz visível atrás do parabrisas.
E ao ar livre bloqueia até 72℅ da luz visível.

Tem outro forum com avaliação da Transitions Drivewear.

Na excelente avaliação da Zeiss Drivesafe  com opção fotocromática no Blog do Paulus , nos comentários perguntei sobre comparação direta com Transitions Drivewear e o avaliador explicou sobre as cores e porcentagem de bloqueio que considerou baixas para dirigir, preferindo lentes solares polarizadas de cor fixa.
Embora tenha feito um teste de cor no canal do YouTube.
Aliás, não deixe de ler todos os comentários.
Como o Paulus avalia óculos todo dia, é uma opinião a considerar com cuidado.

Fui procurar lentes Transitions em minha cidade e parece que a marca caiu em desgraça nas óticas daqui. Nem mesmo as fotocromáticas usuais da marca são mais encontradas.

Numa das óticas pude enxergar através de um bloco ótico da Zeiss com revestimento antireflexo Duravision Platinum e foi uma experiência reveladora surpreendente. Mesmo com meus óculos, a visão sem reflexos ofuscantes foi excepcional num ambiente interno. E a Drivesafe tem um antireflexo exclusivo Duravision Drivesafe especializado para dirigir.

Mas para solares o filtro polarizador dá um efeito maior.
A Zeiss Skylet tem uma específica cor marrom (Skylet Road) com bloqueio de 80℅ para dirigir durante o dia de sol.
E existe opção de Skylet Polarizada, melhor ainda para dirigir.

Para quem tem astigmatismo, é melhor usar armação com pouca curvatura na face, sem cobrir as têmporas, para não limitar as opções de lentes.

E para reduzir custos e ficar com lentes orgânicas , escolher uma armação fechada , com aros em torno das lentes.
Isso exclui armações de 3 peças e as semi abertas com fio de nylon. Essas exigem lentes mais resistentes como de policarbonato, que aumentam o preço em  mais R$ 1200,00 aproximadamente.

Outra dica é escolher armação metálica de qualidade que permita fácil ajuste e eventual soldagem. Se quebrar armação não dará perda total nos óculos e lentes, pois é mais fácil consertar a mesma armação  depois para reinstalar as lentes. Claro que você pode escolher uma armação clássica que nunca sai de linha.  Existem materiais novos e leves que não viabilizam soldagem, como fibra de carbono e de fibra longa de algodão. Algumas empresas fazem soldas em armações de acetato e até titânio.

Quero utilizar também uma armação solar Rayban Aviador tradicional. O formato do aro diferente de retangular dificulta a execução de lentes progressivas , limitando a opções digitais onde o bloco ótico vem completamente virgem na geometria e tudo é personalizável via computador.
Uso essa armação solar para dirigir desde 1990 e a adequação do formato à função é sensacional. Não é à toa que é fabricada desde 1937 e mantida em linha.

Como dirijo 2 a 3 horas por dia, e sob sol praticamente só no verão, resolvi investir um pouco menos nas lentes dos óculos solares, mas ainda na marca top Zeiss.
Entre as opções digitais, as novas Zeiss Light 3Dv permitem personalização suficiente para a armação tipo Aviador e têm menor custo.
Possuem opção de Skylet Road polarizadas.
As opções fazem subir o preço quase ao nível das Zeiss Drivesafe progressivas sem opções.
A Zeiss Drivesafe ainda possui opções de cores, polarizadas, photofusion, para uso na como óculos solares, mas o custo subiria bastante em relação às 3Dv com antireflexo Duravision Silver  e cor Skylet Road polarizadas. Aproximadamente duplicaria de preço.

Provavelmente a parte 2 será sobre minha avaliação pessoal das minhas novas lentes quando ficarem prontas.

Edição 31 Jan 2017: por alguma falha de comunicação, o site brasileiro da Zeiss mostra disponível as duas opções Skylet Road  polarizadas. Ocorre que não estão disponíveis no Brasil as duas opções juntas sobre lentes orgânicas multifocais progressivas. Então foi necessário optar entre Skylet Road (marrom para alto contraste de cores e 80% bloqueio) ou polarizada e marrom comum. Como o efeito polarizador é mais impactante para quem sofre com ofuscamento, optei por polarizadas marrons comuns. Aguardo a confecção para a avaliação.

Comentários

  1. Bom dia, se puder faz um artigo sobre os precos desse tipo de procedimentos. Eu sou usario de lentes de contato já faz um tempo e gasto uma grana mensal en lentes de contato. Embora tinha descoberto recentemente que fica mais em conta compra-los online, agora tento pedir nessas lojas/oticas online e até que poupo mais dinherio mas tambémm can sa, sabe??

    Se alguem tiver interesse eu sempre compro nessas 2 lojas:
    http://www.ioptica.es/
    https://eopticians.co.uk/

    Obrigada

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    Respostas
    1. Olá, por gentileza leia as parte 2 e parte 3 do artigo neste blog mesmo, onde você encontra informações sobre preços.
      Mas existe grande variação conforme opções que você fizer.
      Por exemplo, a opção fotocromática adicionaria r$ 1500,00 .
      Boa sorte.

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