Parte 3: Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador

Passadas mais algumas semanas de uso, relato as novas situações de testes práticos dos 2 pares de óculos.
Não deixe de ler as partes anteriores deste assunto neste blog aqui mesmo.

Caminhando na praia durante dia ensolarado

Este parace ser um cenário ideal para os óculos com lentes solares Zeiss polarizadas marrons progressivas.
O céu fica bem azul, a água verdinha e transparente com poucos reflexos brilhantes, a espuma das ondas branquinhas, e agora é possível olhar para a areia clara em pleno meio-dia sem ficar cegado pela claridade.
É impressionante. A paisagem fica como fotos da National Geographic.

Lembrando que as lentes Zeiss polarizadas marrons comuns progressivas têm uma tonalidade acinzentada, diferente das Skylet Road marrons, que são mais avermelhadas, num marrom mais puro.

Como você leu nas partes anteriores, em fevereiro de 2017 ainda não era possível encomendar Zeiss Skylet Road + Polarizadas para lentes progressivas orgânicas no Brasil.

Dirigindo na estrada na chuva durante o dia

O dia estava muito nublado pesado  e os óculos solares ficaram muito escuros para a situação. A chuva era até leve para a nebulosidade.

Trocando para as Zeiss Duravision Drivesafe Individual 2 orgânicas progressivas, a claridade ficou bastante confortável.
O contraste de cores ficou muito bom, melhorando a visibilidade comparado a óculos comuns ou olho nú.
Os faróis dos carros e as DRL (luzes diurnas de led) pouco incomodam.

Este par de óculos tem um campo de visão e facilidade de foco em variadas distâncias bem superior ao que pude encomendar para os óculos solares com lentes Zeiss Polarizados marrons  Light 3Dv progressivas orgânicas com Duravision Silver , que tiveram custo bem menor.

Fica muito natural olhar e ajustar o foco para estrada, para o espelho central, para os retrovisores laterais e para o painel sem movimentar muito a cabeça para buscar o campo de visão e foco adequados.
Também reduz aquele efeito neblina, melhorando o contraste.

Usando o pára sol, pode-se usar os óculos incolores em dias nublados bem claros, ainda com conforto. Se ficar muito claro, os solares polarizados são melhor opção por causa dos reflexos que atenua.


Na estrada durante dia ensolarado

Aqui um dos melhores cenários para os óculos solares Zeiss polarizados marrons progressivas com 3Dv Light e Duravision Silver.
Lembrando os artigos anteriores, MEU maior desconforto durante o dia eram os reflexos do sol nos vidros e carroçarias nos outros carros. Maior ainda que o ofuscamento.
O efeito polarizador busca reduzir esses reflexos.

O ofuscamento fica por conta da cor marrom das lentes minimizar, auxiliado pelo fato que as pupilas ficam mais fechadas durante o dia e pelo revestimento antireflexo Zeiss Duravision Silver que também reflete uma parte da luz azul.
Se fosse possível encomendar as duas opções juntas Skylet Road e Polarizadas, seria uma combinação campeã, pois a cor Skylet Road praticamente bloqueia completamente boa porção das cores azuis. Mais do que a cor marrom comum da Zeiss que pude encomendar.

Os reflexos ficaram bastante atenuados, o contraste de cores ficou bem acentuado, as claridades de estrada e céu ficaram bem reduzidas. Os faróis dos carros e as DRL (luzes diurnas de led) pouco incomodam  e não ofuscam.

Também reduz os reflexos do painel e os de refração no próprio párabrisas , que deixa a visão mais "esbranquiçada". O párabrisas quase desaparece de tão transparente que fica.
Lembrando dos artigos anteriores que o filtro UV embutido no párabrisas impede correto funcionamento de lentes fotocromáticas exceto a Transitions Drivewear,.
Ainda estou me acostumando com o efeito birrifringente nos 2 mostradores LCD do computador de bordo e nas janelas com insulfilm. Continua estranho.
O efeito birifringrente  também é visível nos vidros com insulfilm de outros carros.

Já estou mais acostumado  com o curioso efeito 3D nos painéis LCD.  Pelo que entendi, uma pequena diferença nos graus das lentes esquerda e direta já é suficiente  para aumentar o efeito 3D pelas lentes polarizadas. O mesmo efeito diferente entre os olhos pode acontecer com a birrifringência nos vidros com insulfilm.
Felizmente o painel não é completamente digital e os mostradores e luzes de alerta são de ponteiros analógicos ou  então LEDs.
Outros mostradores LCD como das máquinas de pagamento de cartão de crédito exigem que retire os óculos solares polarizados, pois ficam muito difíceis de enxergar.
Se o painel do seu carro for digital LCD, é bom você testar antes com algum óculos polarizado mais em conta, como os RayBan polarizados. Por não terem grau nem revestimento antireflexo, você pode conseguir emprestado mais facilmente.
Se você considerar muito incômodo, então encomende Zeiss Skylet Road. E escolha um bom antireflexo, como o Zeiss Duravision Platinum já que não vai ter a opção Polarizada.

Algo que reparei é que nos limites externos da lente solar há um estranho efeito visual, ainda não sei se causado pelo polarizador ou pelo campo visual menor da tecnologia Zeiss Light 3Dv em comparação com a Zeiss Individual 2.
É um efeito visual que não consigo descrever bem ainda, mas não parece falta de foco que seria causado pelo menor campo de visão. Mas como é bem nas laterais externas da lente, fica para um artigo futuro.

Na cidade na chuva durante o dia

Os óculos Zeiss Drivesafe desempenharam muito bem mesmo.
Em comparação a dirigir na estrada, enfrentamos mais luzes de variadas direções e até postes já acesos.
As distâncias são menores, então aquele efeito neblina é bem menor para ser reduzido.
A quantidade de faróis acesos é maior que na estrada, mas as pupilas estão mais fechadas pela claridade ambiente ainda diurna.

O contraste continua melhorado, embora nem tanto quanto na estrada.
O conforto visual das luzes é muito bom e como é apenas levemente âmbar, a capacidade de enxergar os carro e vias é excelente.

Na cidade, na chuva durante a noite

Os óculos Zeiss Drivesafe desempenharam muito bem.
Os brilhos efeito estrela e os ofuscamentos tipo flash reduziram uns 80% no MEU caso, conforme descrito na parte anterior deste artigo.
O conforto visual é excelente, permitindo continuar a ver a pista mesmo com faróis contrários.

No trabalho, usando o computador

Um cenário ótimo mesmo para os Zeiss Duravision Drivesafe Individual 2 progressivos.
A capacidade de ajustar bem o foco e o filtro de luz azul ajudam MUITO a reduzir a fadiga visual.
Têm se revelado excelentes para usar no trabalho com computador por horas, fazendo as recomendadas paradas freqüentes para ajustar os olhos a outras distâncias.
O antireflexo Duravision Drivesafe acabou com os efeitos de refração das luzes ambientes e dos próprios monitores.
As lentes ficam imperceptíveis para você mesmo.
São os melhores óculos que já usei para trabalhar.

Conforme detalhado nas partes anteriores deste artigo, lembre que a suave tonalidade âmbar pode ser um problema para profissionais de fotografia e artes gráficas. Avalie.
Para mim, a tonalidade é tão suave que passa despercebida, a menos que fique tirando e colocando os óculos para comparações.


Smartphone

Depois dos 50 anos, a cada ano vem sendo um desafio ainda maior aquelas letrinhas miúdas, mesmo dos phablets de 5,5 polegadas.
O foco fica bem fácil de encontrar, bem natural, sem movimentar muito a cabeça pois normalmente você segura mais abaixo, usando a porção inferior da lente.
O Zeiss Drivesafe Individual 2 permite usar confortavelmente por bem mais tempo.
O filtro de luz azul ajuda nisso.
Mas não tem mágica, com a idade o esforço é maior e é preciso limitar o tempo continuado para não causar muita fadiga nos olhos.

Tablet

Ah, com uma tela maior acima de 9 polegadas ficou BEM melhor e confortável usar que com smartphone de 5,5 polegadas.
Tanto que planejo fazer um upgrade e trocar por um tablet bem melhor e atualizado em vez de investir em novo smartphone no curto prazo.
As limitações de visualização e rolagem horizontal de tela (quando tem de fazer zoom para ler) no smartphone ficam mais evidentes comparando com uso do tablet.
Ainda mais com o passar dos anos depois dos 50.....

E ainda há muitos sites inadequados para dispositivos móveis, os sites "não responsivos" que não adaptam o layout de acordo com a tela do usuário. Uma porcaria atrasada mesmo.


Em casa, assistindo TV

Como já relatei na parte 2, ficou muito bom assistir TV com os Zeiss Drivesafe Individual 2.
O contraste ficou melhorado e encontrar o foco adequado ficou bem fácil e natural.
Não dá fadiga visual aparentemente, nos períodos que fico assistindo.
A gente sempre acaba parando em intervalos para fazer uma ou outra coisa.


Limpeza das lentes

Durante alguns dias usei a técnica de lavar suavemente com água corrente em fio dágua e sabonete líquido neutro, secando assoprando e depois com lenço de papel sem esfregar.
Mas então fui à praia e mesmo lavando 2 vezes ao dia a maresia acabou deixando manchas de gotículas nas lentes que eu não conseguia remover. Não iria arriscar nenhum sabão forte ou esfregar com força.

Então usei um dos lenços avulsos descartáveis de limpeza para lentes, os lenços umedecidos Zeiss após passar água corrente para remover o pó e outros resíduos, com as mãos limpas e lavadas, claro.


Caramba!

São mágicos!

Limparam com facilidade incrível, sem esfregar com praticamente nenhuma força,  sem deixar resíduos ou fibras próprios.
As lentes ficaram cristalinas e impecáveis.
Nunca havia limpado óculos tão facilmente.

O líquido embebido seca bem rápido do lenço, devendo ser utilizado em no máximo 5 minutos depois de aberto o envelope.
Não se deve usar o lenço seco.
Nem usar o lenço sobre lentes cheias de pó que poderia arranhar.

Infelizmente ainda não achei para vender nas óticas locais. Nem pelo Buscapé. Encontrei no mercado livre até o momento.


Gravação a laser nas lentes

Demorou mas consegui enxergar onde fizeram as gravações do logotipo da Zeiss, dos números de série e do meu nome nas lentes. Isso usando reflexo contra a luz como truque.
São traços finíssimos (0,01 mm?) gravados a laser em cada lente próximos às têmporas na Zeiss Drivesafe com letras de uns 2 mm de altura e  próximos ao nariz nas lentes solares.


Acompanhamento pela ótica

Uma agradável surpresa está sendo o acompanhamento dos resultados pelo gerente Rodrigo da Ótica e Joalheria Gobbi da loja da rua XV de Janeiro , tanto por telefone quanto por whatsapp.
Foi um ótimo pré-venda também.

As lentes Zeiss vêm  com garantia de adaptação. Por 3 meses você pode devolver as lentes caso não consiga se adaptar ao uso delas.

Com o fim do verão, as chuvas serão mais freqüentes na minha região e os dias mais curtos. Usarei cada vez mais os Zeiss Drivesafe para dirigir e quando tiver relatos para outras situações vou postar novas partes de artigos sobre o assunto.

Comentários

Posts mais lidos mês passado

Qual o melhor ar condicionado split para a praia?

Centros espíritas socorristas no Brasil

Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: 100 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: pneus Continental PremiumContact 6

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 1.

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 2.

Quando desligar o VDC, ESP, ESC em off road com seu SUV

Relato curso off road 4x4

Primeiros dias com a cera Meguiar's Ultimate Paste Wax sobre pintura branca perolizada