Qual o melhor ar condicionado split para a praia?




Quando decidimos comprar um ar-condicionado split para o apartamento na praia, tivemos de definir os critérios mínimos para escolha.

  • Resistência à maresia.
  • Baixo consumo de energia.
  • Inverter ou convencional?
  • Confiabilidade para vários anos.
  • Assistência técnica local ou próxima.
  • Disponibilidade de peças por vários anos.
  • Silêncio.
  • Rapidez para alcançar temperatura.
  • Instalador autorizado local confiável e de qualidade.

O critério de instalador local é específico de sua cidade. Em Capão da Canoa, RS, colhi mais uma sugestão de prestador de serviços com o corretor Júnior, na Suprema Imóveis, que além do ótimo serviço de corretagem, também já me deu boas dicas de prestador de serviços locais para adequação do imóvel.

A sugestão deles foi a G&R Climatização em Capão da Canoa, RS.

Em seguida fui pesquisar na internet por opiniões sobre eles e sobre as variadas marcas de aparelhos split em praias. O site Reclame Aqui é interessante. Também conversei com algumas pessoas e circulei pelas ruas do litoral para observar os aparelhos e seus estados de conservação.

Quando expostos ao vento com maresia, geralmente é lastimável. Mas o ponto de instalação nem sempre é possível escolher. Usei como critério de seleção do imóvel também, na época.

Descobri que a expectativa máxima de durabilidade de TODOS aparelhos de formato cilíndrico (parecem um barrilzinho) em 2021 era de 3 anos. Perda total na hora de manutenção. Inviável economicamente o conserto. Nenhum modelo desse tipo de nenhum fabricante é fabricado para durar na praia resistindo à maresia e ao sol (até partes plásticas ficam quebradiças). Muitos chegam a corroer e furar o invólucro pressurizado do compressor!

Quase todas as marcas sofrem MUITO com a maresia da praia. Algumas poucas mais conhecidas alcançam 5 anos de duração. 

Apenas 3 ultrapassam essa idade resistindo bem à maresia: Daikin, Fujitsu, Gree.  Fujitsu e Gree têm histórico de 10 anos na cidade litorânea com mínimos problemas. Daikin tem histórico na cidade de 7 anos sem problemas. As linhas 2019 em diante da Samsung alegam resistir à maresia, mas ainda é cedo para um veredito, pelo pouco tempo no mercado desses novos modelos. No site Daikin você encontra descrições das várias medidas de proteção abrangentes contra corrosão em seus aparelhos. O revestimento de dupla camada anticorrosiva no radiador externo confere uma característica cinza azulada esta grande peça. No site Samsung também encontra tais descrições de tratamentos anticorrosivos para sua nova linha 2019 em diante.

Sempre escolha aparelhos com serpentina de cobre para resistir mais à maresia.

Um grande problema logístico também é a falta de peças de reposição de várias marcas até mesmo em garantia. Trocam aparelhos inteiros por defeitos mínimos. Parece bom enquanto é na garantia, mas depois de terminado o prazo, será a mesma solução que você terá de pagar do seu bolso. Samsung é tristemente famosa na cidade por isso.

A maioria dos fabricantes renova a linha de produtos a cada 2 anos ou menos. E depois disso fica cada vez mais difícil encontrar peças. Apenas 3 fabricantes mantém peças de reposição por longo prazo e geralmente mantém os modelos vários anos em linha ou com pequenas variações usando boa parte das mesmas peças. Os mesmos fabricantes Daikin, Fujitsu, Gree. Fujitsu ainda mantém peças disponíveis para seus primeiros modelos lançados décadas atrás. Os outros 2 fabricantes são mais recentes no Brasil.

Procurando assistência técnica local em garantia foi outra novela. Algumas marcas famosas apenas possuem na capital e tiveram de ficar para o fim da fila. Coincidiram com esse critério também os 3 fabricantes Daikin, Fujitsu, Gree. Havia ainda outros fabricantes, mas como nem resistem à maresia e ou dão muitos problemas na cidade, deixei de lado.

Detalhe importante para escolher instalador: a Fujitsu exige instalação por um de seus autorizados ou você perderá a garantia.

Num dia em que fui na G&R Climatização, observei que no quintal havia uma boa quantidade de aparelhos deteriorados empilhados organizadamente. Contaram que eram aparelhos considerados perda total e que eram recolhidos mensalmente para sucata. Até sugeriram procurar que não iria encontrar aparelhos Daikin, Fujitsu ou Gree descartados. Pouco ou quase nada estragam e têm peças disponíveis para esses 3. Nunca souberam de um descartado.

Baixo consumo de energia e tecnologia inverter ou convencional?

Essas perguntas estão interligadas e com uma outras: 

  • Quantos dias por ano você irá utilizar?
  • Qual a tarifa de energia elétrica no verão?
  • Quanto tempo dura a parte eletrônica dos modelos inverter?

Os aparelhos inverter SÃO mais caros. Em média entre R$ 700 e R$ 900 em aparelhos até 18 mil BTU.

Maaas eles gastam bem menos energia, GERALMENTE. Até 75% menos, em algumas marcas.

E alguns fabricantes conseguem otimizar AINDA MAIS a eficiência de BTU / KWh.

Aí fui pesquisar o selo Inmetro de economia de energia.

Se você utilizar poucos dias por ano seu aparelho de ar condicionado split, não vai conseguir amortizar a diferença de preço no menor consumo de energia elétrica SE a tarifa estiver barata.

Mas após o golpe de 2016 a tarifa de energia elétrica disparou e até acima da variação do dólar algumas vezes.

Se o aparelho durar pouco na maresia, haverá pouco tempo para essa amortização.

Os modelos inverter possuem placas lógicas com processadores e mais complexas. Mais peças frágeis para ocorrerem problemas que os simples modelos convencionais eletromecânicos. 

Também descobri que mesmo desligados, os Daikin "podem" ligar sozinhos o ventilador externo para resfriar componentes em caso de temperatura externa muito alta, para auto proteger os componentes da placa lógica contra danos.

Quanto mais tempo o aparelho durar e mais dias for utilizado, será mais provável a amortização da diferença de preços.

Se você usar poucos dias por ano, e ou o aparelho não durar muito, e ou a tarifa de energia for barata, pode escolher um aparelho convencional, com a vantagem de serem mais simples e robustos.

O Inmetro definiu critérios atuais e futuros para o selo de consumo de energia.

Os métodos de medida ficam cada vez mais reais e mais exigentes, forçando os fabricantes a desenvolverem melhores e mais eficientes produtos.

Os critérios Inmetro para 2026 são bem reais e próximos da experiência prática. E mais exigentes em eficiência BTU por KWh consumido.

Lendo as letras miúdas dos manuais de várias marcas descobri que os modelos inverter da Gree não são mais eficientes que os seus modelos convencionais. E ambos atendem os critérios de eficiência energética Inmetro para 2020. Não vejo vantagem em pagar mais caro pelos seus modelos inverter.

Descobri que Daikin e Fujitsu só fabricam modelos inverter.

E que mesmo os modelos entrada de linha Daikin possuem quase o DOBRO da eficiência energética de TODOS os outros fabricantes e já superam os critérios Inmetro para 2026. Os modelos topo de linha superam em muito a eficiência energética Inmetro para 2026.

Traduzindo: sua conta de luz deverá ficar quase a metade do valor de outra marca instalada no mesmo local.

Para meu critério pessoal, o silêncio operacional também tem razoável importância, embora menor que os critérios acima.

Novamente Daikin declarou menor ruído da unidade interna e externa que outros fabricantes. E até unidade externa surpreendeu positivamente na prática mesmo. MUITO silencioso.

O controle remoto é intuitivo e possui completo teste de diagnóstico do ar condicionado.

É a única marca que encontrei que disponibiliza um botão manual na unidade interna para ligar SEM controle remoto se necessário. Mas com ajustes “usuais” pré-definidos de operação. Na hora do aperto, é uma mão na roda.

Quase todos os modelos atuais possuem um “modo turbo” para atingir a temperatura ambiente desejada rapidamente. Esse critério não foi difícil para a maioria das marcas cumprirem.


Resumo da ópera:

Daikin cumpriu TODOS os critérios listados. A eficiência energética é campeã absoluta e num primeiro lugar distante de todos os outros fabricantes. Quase o dobro. Durabilidade comprovada na maresia e peças disponíveis na cidade litorânea por 7 anos. É a segunda marca mais cara.

Fujitsu também cumpriu, e tem máxima durabilidade exposta à maresia e disponibilidade de peças comprovadas por 10 anos. É a marca mais cara.

Gree é durável e não tão caro, mas a eficiência de seu modelo inverter não justifica a diferença de preço. Mas é a escolha certa na praia se for de compressor convencional mais barato segundo seus critérios de dias de uso e tarifa de energia elétrica.


Atualização janeiro 2023:

A Gree lançou nova linha Gtop Inverter, formato barril, com grandes melhorias para resistência à maresia, silêncio e melhorias no consumo. Atenção que existe a linha Gtop plus com compressor convencional.

A Daikin lançou a linha R-32, com maior eficiência de consumo ainda e gás refrigerante mais amigo do meio ambiente. Também adicionou o recurso de controle remoto por aplicativo via wi-fi, com o qual você pode controlar o aparelho fora de casa para climatizar o ambiente antes de chegar.

A Fujitsu segurou seus preços.

Agora o cenário ficou mais complexo:

Os preços Fujitsu e Daikin estão muito similares. Dependendo de promoções, os Fujitsu até podem ficar mais baratos que Daikin.

A nova linha Gree Gtop INVERTER se aproximou da eficiência energética dos Daikin. Não confundir com a linha Gtop Plus de compressor convencional. A aparência é similar.

Mas os Daikin conservam a liderança na eficiência de consumo elétrico e no silêncio imbatível ainda. A nova linha da Gree alcançou 90% da eficiência dos Daikin R-32 de 9000 btu/h e 78% dos aparelhos R-32 de 24000 btu/h. Agora os Fujitsu alcançam 55% da eficiência energética dos Daikin linha R-32 na capacidade de 9000 btu/h. Os concorrentes avançaram muito nesse requisito.

Os Daikin são quase 10 dB mais silenciosos que a nova linha Gree Gtop Inverter. Não consigo ouvir o funcionamento da unidade interna durante o dia com os ruídos da casa. São apenas 19 dB de ruído da unidade interna. E a unidade externa preciso tocar para sentir a leve vibração. À noite, mais silenciosa, já é possível ouvir durante o funcionamento, mas é impressionante o baixo ruído. Os Fujitsu de 9000 btu/h são quase tão silenciosos, apenas 21 dB na unidade interna.

Essa nova linha Gree possui 5 anos de garantia geral e 10 anos no compressor. Os Daikin 2 anos de garantia geral e 10 anos no compressor. A Fujitsu oferece 2 anos de garantia geral e 5 anos no compressor.

O preço da energia elétrica varia e e você precisará fazer mais cálculos para amortizar as diferenças de preço conforme SEU perfil de uso e capacidade instalada, pois as eficiências energéticas são diferentes conforme capacidade nos Daikin.

Prazo de garantia e ruído durante funcionamento também podem ser fatores importantes com importância personalizada. Os Daikin são surpreendentemente silenciosos.

A durabilidade e manutibilidade com disponibilidade de peças, comprovadas dos Fujitsu continua liderando com grande margem num ambiente com maresia de praia. Um instalador informou ter consertado um aparelho Fujitsu de 15 anos na cidade litorânea de Capão da Canoa, RS, usando peças originais ainda fornecidas pelo fabricante.

Veremos o cenário com esses novos modelos dos concorrentes.

Num novo aparelho que adquiri, optei por um Daikin da linha R-32 pela importância do máximo silêncio e máxima eficiência energética naquele quarto especificamente. A durabilidade e disponibilidade de peças em cidade litorânea dos Daikin continuam sendo comprovados.

Outro detalhe importante: solicitei instalação com parafusos de aço inox nos suportes de parede anticorrosivos e a troca dos parafusos galvanizados de outra instalação de aparelho na sala. Não são parafusos baratos, mas vi que após 2 anos, a corrosão da maresia logo tornaria inviável a troca e causaria problemas na instalação.


Atualização outubro 2023:

Encontrei a página do Programa de Conformidade do INMETRO onde estão listados os resultados dos testes de aparelhos de ar-condicionado em laboratórios acreditados e credenciados, segundo a norma antiga e a nova. Assim você poderá comparar "laranjas com laranjas" segundo as normas.
Cuidado para não comparar resultados de testes segundo norma antiga com resultados segundo norma nova.

Em outubro 2023 encontrei a nova linha Daikin Gold R-32 que é ainda mais eficiente energeticamente e também um pouco mais caro. O silêncio continua excelente. A melhoria na eficiência do consumo é grande e mesmo com o aumento de preços, precisa ser considerada na sua análise comparativa. A economia no consumo pode amortizar a diferença de preços dependendo do preço do KWh na sua região e em quantas horas diárias de uso planeja e a "expectativa de vida" (durabilidade) do aparelho. Avalie com cuidado.
Também reparei que a Daikin parece ter encerrado a fabricação da antiga linha de entrada Split Advance, deixando para a linha Ecoswing Smart R-32 esse papel. Pode ser que você ainda encontre aquela linha antiga em estoque nas lojas. Negocie bem, se for o caso.



Comentários

Posts mais lidos mês passado

Centros espíritas socorristas no Brasil

Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: 100 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: pneus Continental PremiumContact 6

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 1.

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 2.

Relato curso off road 4x4

Quando desligar o VDC, ESP, ESC em off road com seu SUV

Primeiros dias com a cera Meguiar's Ultimate Paste Wax sobre pintura branca perolizada