Opinião do dono: 90 mil km Subaru Forester Sport

 


Em dezembro 2020 levei o Subaru Forester S para a revisão de 90 mil km.

Desta vez, além dos fluídos e componentes com desgastes previstos, havia algum problema com o ar condicionado, que foi deixando progressivamente de refrigerar, apenas aquecer.

Infelizmente, a concessionária teve dificuldade para localizar o problema. Parecia algum tipo de vazamento, já que o compressor funcionava normalmente. Após carregarem gás com corante especial, não  visualizaram nenhum ponto de vazamento na tubulação e componentes no cofre do motor.

Levei o carro e após alguns dias, pois durante a pandemia utilizava muito pouco o carro, percebi a progressiva redução da capacidade de refrigeração do ar-condicionado do carro.

Novamente, a oficina da concessionária pesquisou e pesquisou. Chegaram a desmontar a frente do carro para examinar detidamente todos os componentes em tono do condensador na frente do carro, montado junto ao radiador do motor. Até que finalmente identificou o insólito local do sútil vazamento: o evaporador interno, dentro do painel do carro.

Parece um pequeno radiador de alumínio, de aproximadamente 15cm x 10 cm, que fica montado dentro do painel, no habitáculo do carro, e protegido das intempéries. A princípio.

Não havia em estoque tal peça, pois é bastante protegida e sobrevive aos maiores acidentes do carro. Então solicitei que tentassem manutenção da peça. Uma outra empresa especializada examinou e até enviou vídeo mostrando as minúsculas bolhas que escapavam de uma lateral de alumínio, carcomida de corrosão. Desistiram de tentar manutenção pois a peça estava bastante carcomida de oxidação, e muito delgada e não iria resistir tentativas de pontos de soldagem sem deformações ou derretimento.

Indaguei sobre como tal peça teria sido corroída. A hipótese é que haviam folhas que entraram pela entrada de ar e ficaram acumuladas no filtro de pólen, dificultando a secagem da espuma antivibração que acomodava o evaporador no painel. Então a espuma acumulou água e sujeira durante muito tempo e começou a corroer a carcaça do evaporador do ar condicionado. A limpeza dessas folhas é feita normalmente durante as trocas do filtro anti pólen. Algo que eu não solicitava fazia um bom tempo, ainda mais com a pouca rodagem do carro em ano de pandemia.

Portanto, sempre devemos providenciar a troca do filtro anti-pólen e limpeza das folhas acumuladas, nas revisões previstas.

A solução foi encomendar a peça do Japão, pois não estava mais em estoque. Felizmente, já estava a caminho por navio, de um pedido de reposição de estoques regular anterior. Só que demoraria alguns meses para chegar ainda. E a um custo assustador de mais de 3 mil reais a peça na época, segundo me lembro. A concessionária ofereceu algum desconto e orçou a quantidade de mão de obra apenas como a tabelada, apesar de ter tido dificuldade e demora até localizar o insólito vazamento.

A oficina remontou tudo, pois o carro trafegava normalmente, apenas sem o conforto do ar-condicionado automático.

Finalmente, alguns meses depois, a concessionária avisou que a peça já havia chegado no estoque e agendei a manutenção. O conserto aconteceu conforme previsto e o ar-condicionado voltou a resfriar adequadamente, com aquela capacidade proverbial de freezer tão apreciada dos Subaru. Que maravilha.

Num período de home-office na pandemia, continuei trafegando pouco com o carro, que continua se comportando excepcionalmente como quem pilota Subaru sabe reconhecer.




Comentários

Posts mais lidos mês passado

Opinião do dono: pneus Continental PremiumContact 6

Qual o melhor ar condicionado split para a praia?

Opinião do dono: 100 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport

Primeiros dias com a cera Meguiar's Ultimate Paste Wax sobre pintura branca perolizada

Centros espíritas socorristas no Brasil

Teste da Cera Auto Brilho 3M limpadora em pintura branca perolizada

Como escolher pneus para seu SUV, parte 1

Opinião do dono: 80 mil km Subaru Forester Sport

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 2.