Opinião do dono: 90 mil km Subaru Forester Sport
Em dezembro 2020 levei o Subaru Forester S para a revisão de 90 mil km.
Desta vez, além dos fluídos e componentes com desgastes previstos, havia algum problema com o ar condicionado, que foi deixando progressivamente de refrigerar, apenas aquecer.
Infelizmente, a concessionária teve dificuldade para localizar o problema. Parecia algum tipo de vazamento, já que o compressor funcionava normalmente. Após carregarem gás com corante especial, não visualizaram nenhum ponto de vazamento na tubulação e componentes no cofre do motor.
Levei o carro e após alguns dias, pois durante a pandemia utilizava muito pouco o carro, percebi a progressiva redução da capacidade de refrigeração do ar-condicionado do carro.
Novamente, a oficina da concessionária pesquisou e pesquisou. Chegaram a desmontar a frente do carro para examinar detidamente todos os componentes em tono do condensador na frente do carro, montado junto ao radiador do motor. Até que finalmente identificou o insólito local do sútil vazamento: o evaporador interno, dentro do painel do carro.
Parece um pequeno radiador de alumínio, de aproximadamente 15cm x 10 cm, que fica montado dentro do painel, no habitáculo do carro, e protegido das intempéries. A princípio.
Não havia em estoque tal peça, pois é bastante protegida e sobrevive aos maiores acidentes do carro. Então solicitei que tentassem manutenção da peça. Uma outra empresa especializada examinou e até enviou vídeo mostrando as minúsculas bolhas que escapavam de uma lateral de alumínio, carcomida de corrosão. Desistiram de tentar manutenção pois a peça estava bastante carcomida de oxidação, e muito delgada e não iria resistir tentativas de pontos de soldagem sem deformações ou derretimento.
Indaguei sobre como tal peça teria sido corroída. A hipótese é que haviam folhas que entraram pela entrada de ar e ficaram acumuladas no filtro de pólen, dificultando a secagem da espuma antivibração que acomodava o evaporador no painel. Então a espuma acumulou água e sujeira durante muito tempo e começou a corroer a carcaça do evaporador do ar condicionado. A limpeza dessas folhas é feita normalmente durante as trocas do filtro anti pólen. Algo que eu não solicitava fazia um bom tempo, ainda mais com a pouca rodagem do carro em ano de pandemia.
Portanto, sempre devemos providenciar a troca do filtro anti-pólen e limpeza das folhas acumuladas, nas revisões previstas.
A solução foi encomendar a peça do Japão, pois não estava mais em estoque. Felizmente, já estava a caminho por navio, de um pedido de reposição de estoques regular anterior. Só que demoraria alguns meses para chegar ainda. E a um custo assustador de mais de 3 mil reais a peça na época, segundo me lembro. A concessionária ofereceu algum desconto e orçou a quantidade de mão de obra apenas como a tabelada, apesar de ter tido dificuldade e demora até localizar o insólito vazamento.
A oficina remontou tudo, pois o carro trafegava normalmente, apenas sem o conforto do ar-condicionado automático.
Finalmente, alguns meses depois, a concessionária avisou que a peça já havia chegado no estoque e agendei a manutenção. O conserto aconteceu conforme previsto e o ar-condicionado voltou a resfriar adequadamente, com aquela capacidade proverbial de freezer tão apreciada dos Subaru. Que maravilha.
Num período de home-office na pandemia, continuei trafegando pouco com o carro, que continua se comportando excepcionalmente como quem pilota Subaru sabe reconhecer.