Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport
Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport
Impressões ao dirigir:
Tem sido uma alegria contínua pilotar um carro tão bom de dirigir.
A estabilidade é espetacular para um SUV. Não apenas no asfalto seco, mas na chuva, estradas de terra, areião, paralelepípedos também.
A permanente sensação de controle e precisão das previsíveis reações de carro ao dirigir proporcionam uma incrível sensação de segurança e tranquilidade.
A tração AWD integral PERMANENTE tem papel importante nisto. Mas a engenharia da plataforma, do monobloco, das suspensões, do motor e câmbio, é evidente.
Portanto, é a engenharia total integrada do carro.
Tração AWD integral PERMANENTE é diferente da sob demanda que a vasta maioria de SUVs de shopping center por aí. É questão de leis da física e distribuição de força e torque. A permanente PREVINE derrapagens e perdas de tração, a sob demanda tenta consertar depois dos fatos.
O motor do modelo Sport é aspirado. E está bem casado com o câmbio CVT. Existem vários modos de câmbio:
- intelligent (modo econômico)
- sport
- trocas forçadas nas borboletas atrás do volante mesmo em automático.
- manual nas borboletas atrás do volante
- X-Mode
A versão XT turbo ainda tem Sport Sharp.
O desempenho da versão aspirada tem sido bom e não me deixou na mão nem em situações de difícil tração. Como subir um morro de areião lotado de bagagem e após noite de chuvas.
O sistema X-Mode modifica programação do acelerador, ABS, controle tração e câmbio, que parece então ter quase uma reduzida.
O carro te passa a confiança de te levar a quase qualquer lugar. Uma vez passei pelo meio de lavoura de milho recém colhidos e no dia de tempestade. Assista os vídeos no artigo de relato sobre o curso 4×4 aqui nesse mesmo blog.
Tem gente que fez coisas ainda mais radicais em off road pesado, com Subaru Forester mais preparados. Confira os vídeos de carros originais e modificadas na minha playlist de Subaru Forester no Youtube.
Tudo isso com um bom nível de conforto e silêncio para longas viagens sem exaustão.
O consumo é bem razoável para o tamanho e potência do carro. Em trânsito misto 10,5km/l e 13 km/l na estrada. Com piloto automático a 80 km/l, foi possível chegar a 16,9 km/l. Mas é muito chato assim. Tudo sempre com ar condicionado ligado. Na cidade, 7 km/l.
Quando comprei o modelo 2015, o Subaru Forester S era o SUV mais econômico nos EUA.
Características
Antes de comprar na época fiz extenso pesquisa para descobrir quais seriam os problemas crônicos, custos de manutenção, peças e prazos de entrega, depreciação, durabilidade, confiabilidade, segurança.
Descobri que 92% dos Subaru vendidos nos EUA nos últimos 10 anos continuam rodando. E isso fica claro nos fóruns e grupos de proprietários tanto dos EUA quanto brasileiros.
Há uma grande fama de confiabilidade, apesar de que modelos mais antigos de alguns certos anos apresentaram problemas recorrentes ou em juntas, ou em bieletas de suspensão, discos empenando, ou câmbio.
Como ia comprar zero Km, procurei sobre a última geração e aqueles problemas já foram solucionados. Da quarta geração, houve registros de algumas unidades consumindo óleo e aquecendo câmbio no primeiro ano de fabricação dessa geração 2013/14. Porém aparecia logo nas primeiras semanas de uso se fosse o caso. Como está bom até agora e não apareceram novos relatos, devem ter resolvido mesmo.
Todos usuários e repórteres relatam a lendária estabilidade rigidez estrutural e aderência dos Subaru. Um antigo vídeo mostrava que a engenharia da Subaru usava carros Mercedes e BMW como parâmetro de testes de dirigibilidade em pistas de testes.
Em outros vídeos e reportagens descobrimos que a fábrica faz uma competição mundial nas assistências técnicas da rede própria para escolher até 20 mecânicos para ajudarem na equipe nas 24 horas de Nurburgring.
Aliás, os engenheiros e mecânicos que formam a equipe das 24 horas de Nurburgring são os próprios engenheiros projetistas da fábrica. Por ser uma das pequenas montadoras japonesas, é a mesma equipe que projeta todos os carros.
E essas coisas fazem toda diferença.
Coloque o carro num elevador e examine por baixo e também o cofre do motor e perceberá o capricho nos detalhes. O carro foi projetado por engenheiros não por designers.
Isso tem o lado bom e o lado ruim.
O carro é uma respeitável e minuciosa obra de engenharia mas deixa o design estético um tanto de lado.
O acabamento não é luxuoso, mas é muito bem executado nos mínimos detalhes. Vá numa concessionária conferir. A cada nova geração vem melhorando e a quinta geração anunciada está melhor ainda, conforme o Subaru XV que já chegou ao Brasil.
Alguns botões do painel inferior esquerdo são estranhamente posicionados, nada cômodos e se apagam ao desligar o motor enquanto outros permanecem acesos sem utilidade alguma durante a noite. Ao trancar o carro se apagam.
A tampa da cobertura do estepe não tem sequer uma trava e é barulhenta ao passar nos buracos. Você tem de colar uns centímetros de velcro. Útil a iluminação do chão noturna ao abrir a porta. Extremamente útil é a vedação dupla das portas que minimiza a sujeira nas soleiras. E previne sujar as calças e rasgar meias finas das mulheres ao entrar ou sair do carro. Uma idéia brilhante e simples que ninguém mais faz inexplicavelmente.
A tampa da cobertura do estepe não tem sequer uma trava e é barulhenta ao passar nos buracos. Você tem de colar uns centímetros de velcro. Útil a iluminação do chão noturna ao abrir a porta. Extremamente útil é a vedação dupla das portas que minimiza a sujeira nas soleiras. E previne sujar as calças e rasgar meias finas das mulheres ao entrar ou sair do carro. Uma idéia brilhante e simples que ninguém mais faz inexplicavelmente.
Defeitos apresentados durante os 60 mil km
Todas as revisões tabeladas realizadas na concessionária Subaru de Porto Alegre, RS, onde sempre fui muito bem atendido e informado.
Durante esses 60 mil km, além dos fluidos e filtros normais, houveram:
- Uma lâmpada de ré
- Bateria trocada preventivamente
- Um pneu furado
- Barulhos num sub painel superior do computador de bordo
- Barulhos no banco passageiro
- Barulhos num painel plástico lateral.
Resolvidos nas revisões tabeladas.
Os pneus já se aproximam do fim da vida útil e provavelmente serão trocados até a próxima revisão.
Os pneus já se aproximam do fim da vida útil e provavelmente serão trocados até a próxima revisão.
Este ano, o seguro feito com a seguradora conveniada a Subaru CAOA ficou sendo o mais conveniente.
Por vender em baixos volumes as seguradoras têm poucas estatísticas e variam MUITO de preços. A menor cotação para meu perfil foi R$ 2650,00 e a maior R$ 17000,00.
Sempre faça várias cotações.
Não deixe de ler outros artigos sobre o Subaru Forester aqui nesse mesmo blog.
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