Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 2.

Agora que chegaram os óculos Zeiss Drivesafe Individual 2 para trabalhar ao dia e dirigir à noite e os óculos com lentes solares Zeiss Light 3Dv Polarizadas Marrons Duravision Silver para dirigir durante o dia, vamos avaliar.
Não deixe de ler a parte 1 deste assunto para entender como chegamos a estas decisões. Por exemplo, não escolher opção fotocromática Photofusion.

Como essas lentes Zeiss são bem dispendiosas, resolvi investir mais nas lentes que vou usar mais tempo: as para trabalhar o dia todo e dirigir à noite.

E ficaram ótimas. Espetaculares.
Surpreendentes mesmo.
O revestimento anti-reflexo Zeiss Drivesafe é quase mágico.
No efeito anti-reflexo torna a lente quase invisível, imperceptível para quem usa, sem aquelas imagens duplas / fantasmas por refração tão chatas e conhecidas por quem usa óculos. E sem os reflexos internos pelas laterais também.
Também reduz muito os reflexos e brilhos ofuscantes de objetos (efeito "flash") e luzes (efeito "raios de estrela").
Tanto mais efeito quanto mais for escuro o ambiente.
E quanto maior for seu astigmatismo, miopia e idade. Explicação disso na parte 1.

efeito "ofuscamento flash" quase só se enxergam a luz dos faróis e alguns reflexos.




"efeito raios de estrela" brilho em raios irritantes para dirigir

efeito "ofuscamento flash estrela" é o caos dirigindo à noite.



Eu percebi uns 80℅ de redução de ofuscamento e brilho à noite. 
As fotos promocionais no site da Zeiss não ficaram tão exageradas afinal. Provavelmente em quem tenha maior astigmatismo, miopia e idade do que eu elas alcancem mesmo aquele efeito das fotos.

Portanto, o maior ou menor resultado final depende das condições de saúde dos olhos de cada um.

Ainda percebi aumento de contraste de cores e profundidade 3D.
Ficou ótimo para assistir TV.

E bastante redução da fadiga visual ao usar computador e o smartphone com suas letras miúdas.

Quase como esperado, olhar através das lentes Zeiss Drivesafe tem uma muito suave tonalidade âmbar, quase imperceptível, mas agradável.
Isso indica que profissionais de artes gráficas e fotografia devam avaliar o desvio de cor antes de utilizar tais lentes para trabalhar.

Para quem olha para nosso rosto, minimiza reflexos da superfície, deixando os olhos bem visíveis , e com um peculiar reflexo residual azulado/violeta apesar da lente ser incolor

A lente é incolor, o reflexo residual externo é violeta mas você a percebe invisível e a visualização tem muito suave tonalidade âmbar. Já explicaremos.

O efeito de redução de brilho e ofuscamento e aumento de contraste é em parte resultado do anti-reflexo refletir e ou bloquear a luz violeta e azul profundas.
Esse espectro de luz não é bom para os olhos.
Você pode ler mais sobre a questão da luz azul no link1, link2, link3, link4,
Agora que estou usando lentes Zeiss Drivesafe e constatando os resultados, ficou evidente a importância de ler e entender a questão da luz azul e violeta sobre nossos olhos. Leia os links citados.

O anti-reflexo reflete o espectro azul profundo e violeta, por isso sobra a tonalidade âmbar ao olhar através da lente. 

Veja fotos comparativas do reflexo de uma lanterna Maglite a LED sobre lentes progressivas comuns e sobre lentes Zeiss Drivesafe e você visualizará melhor isso. Observe a luz que atravessa também.
A câmera do celular é limitada e custou menos da metade do preço das lentes e você precisa enxergar por si mesmo para perceber quão azul e intenso é o reflexo.
A porção de luz azul é refletida e não passa para seus olhos.




Veja o reflexo branco sobre uma lente policarbonato comum. Observe a luz que atravessa também:




O processo de fabricação Zeiss Individual 2 permitiu um campo de visão bem amplo surpreendentemente largo para longe, perto e distância média , durante o dia e noite. Muito, muito maior que minhas antigas lentes progressivas "comuns".
Mas esse processo Zeiss Individual 2 só pode ser encomendado em óticas que possuam o equipamento Zeiss iTerminal para medição da sua armação montada no seu rosto.
E indo mais além, tente encontrar um médico oftalmologista que adquiriu o equipamento Zeiss iScription para medições personalizadas de córnea e retina, a quem não encontrei na minha cidade.

O resultado final é tão surpreendente que se você tiver os recur$o$ disponíveis, encomende as solares polarizadas marrons também baseadas na tecnologia Zeiss Drivesafe Individual 2. 

Dirigir à noite e trabalhar ao dia, usar computador e smartphone, com as lentes Zeiss Drivesafe Individual 2 tem sido uma experiência de tamanho impacto quanto uma epifania.

Espere ultrapassar os R$ 4,5 mil nas orgânicas de baixa refração SE tivesse opção Photofusion fotocromática (mais R$ 1500) em vez de Marrons polarizadas pois não funcionaria dentro do carro (leia parte 1) e os R$ 6 mil nas de policarbonato. Se tiver necessidade de lentes de maior refração, esse preço vai ser maior.

Mais uma surpresa: durante um temporal com relâmpagos, estes não me deixaram mais ofuscado como antes.

Também é de notar a dificuldade maior na limpeza dos óculos com Drivesafe. A técnica mais fácil é usar sabonete líquido neutro e água. Enxaguar as lentes com técnica do fio dágua , pois o revestimento antireflexo repele muito bem a água. Depois assopre as gotinhas restantes ou use um lenço de papel absorvente de fibras longas apenas encostando o mais suavemente possível para absorver. Se esfregar pode deixar resíduos nas lentes.
Outra técnica é usar um spray especial para limpeza de óculos da Zeiss, ou outro fabricante renomado, e um lenço de papel macio descartável de fibras longas.

Óculos solares:

Como você leu na atualização da parte 1, não há no Brasil em janeiro de 2017 , as opções adicionais combinadas Zeiss Skylet Road + Polarizadas para lentes orgânicas progressivas multifocais, apesar de exibidas no site.

Por serem lentes bem caras, não encontrei óticas com tais lentes de demonstração para comparações diretas pessoais antes da compra. Então tive de estudar documentação, depoimentos e testes de outros pela internet.

Avaliei os gráficos de transmissão de cor da Zeiss Skylet Road e das lentes Zeiss marrons tradicionais.
A Zeiss Skylet Road bloqueia quase completamente os azuis e violetas profundos segundo o gráfico de curva de transmissão.
E atenuar azuis e violetas é importante.
Também avaliei o funcionamento e efeitos esperados das Zeiss polarizadas.
Ainda avaliei o gráfico de transmissão do antireflexo Zeiss Duravision Silver, que atenua em até 5℅ os violetas e azuis mais profundos, ficando em média em 2℅ nos azuis escuros.

O efeito polarizador provavelmente teria mais impacto para mim do que o bloqueio total dos violetas e azuis profundos que também aumenta contraste, já que não era possível encomendar as opções máximas combinadas Skylet Road e Polarizadas para lentes progressivas no Brasil.

Para meu caso, o problema mais desconfortável durante o dia é o reflexo do sol nos vidros e carros, seguido do brilho dos faróis e depois pelo contraste de cores e ofuscamento da claridade ambiente. Nesta ordem.

Veja uma ótima análise comparativa de polarizador versus revestimento anti reflexo e onde é correto usar cada um.
Leia bons artigos explicando as lentes polarizadas : artigo 1(ótimo),   artigo 2,   artigo 3,

A coloração tradicional Marrom Polarizada fica na prática um marrom não tão escuro (avermelhado) mas acinzentado, pois o filtro polarizador sempre escurece um pouco as lentes.
O revestimento anti-reflexo Duravision Silver reflete um pouco da luz azul profunda e você pode comparar o reflexo de uma lanterna Maglite a LED na foto abaixo. Note como o reflexo não é branco como o da lente comum. 

Também não é azul e violeta como o da Drivesafe, topo da linha de anti-reflexos para dirigir. Isso que a foto da câmera do celular no escuro não captou tão bem o tom azulado. Você precisa olhar por si mesmo.
A coloração Zeiss marrom tradicional 75% bloqueia acima de 85% do espectro de luz azul e violeta segundo os gráficos de curvas de transmissão

Assim as opções combinadas Zeiss Marrons tradicionais 75% (para não ficar escuro demais em túneis) com Polarizador e com revestimento anti-reflexo Zeiss Duravision Silver poderia bloquear até 90% da luz azul. 
Uma alternativa razoável, já que durante o dia as pupilas estarão mais fechadas.


Para os óculos solares, que uso menos tempo, investi "um pouco menos" em lentes Zeiss Light 3Dv mais acessíveis, porém ainda com personalização para armação, olhos e rosto. 

Acrescentei opção Marrom Polarizada e com revestimento anti-reflexo Zeiss Duravision Silver, da linha intermediária (ainda teriam o Duravision Platinum, , o Duravision BlueProtect e o Duravision Drivesafe).

O processo de "menor" custo Zeiss Light 3Dv, com a personalização para armações, pupilas e rosto gerou lentes de boa largura do corredor de visão longe e perto e aceitável no médio. Bem melhores que meu antigos óculos progressivos "comuns".
Mas a comparação direta com o processo Zeiss Drivesafe Individual 2 é espantosa e ressalta ainda mais as vantagens da Drivesafe Individual 2.

Ainda assim, dirigir com os novos óculos solares Zeiss Light 3Dv Marrons Polarizados com Duravision Silver tem sido uma experiência reveladora.
Os reflexos nos carros são muito reduzidos, o próprio párabrisas parece que sumiu da frente, a claridade ofuscante que deixava o dia como que "enevoado" às vezes dependendo do horário e sol, o aumento de contraste das cores nas ruas e estradas, melhor sensação de 3D de profundidade, tudo ficou melhor.

Conforme previsto pelos artigos, a visualização de displays eletrônicos do computador de bordo no painel ficou dificultada, com algumas manchas escuras e ou birifringentes (efeito "arco-íris"), e um curioso efeito 3D.
Aconteceu o quase o mesmo com o display do celular e do GPS, sendo menos impactados.
O mesmo efeito birifringente apareceu um pouco nas janelas com insulfilm.
Se o painel do seu carro for todo em display LCD, é melhor avaliar com cuidado se seria melhor escolher a opção Skylet Road em vez de Polarizada.

As lentes com revestimento anti-reflexo Duravision Silver não repelem tanto a água quanto as com Duravision Drivesafe. Também ficam mais fáceis de limpar,  usando a mesma técnica. Porém sujam mais facilmente.


Quanto às armações, enviei para restauração na ótica e joalheria a armação clássica (1937) Ray-Ban Aviador  que uso  fazem 27 anos e já estava um tanto desgastada.
Ficou ótima.
Consertaram a rosca da porca de um dos parafusos de uma haste, substituíram todas as partes plásticas , removeram as oxidações das partes onde o antigo banho de ouro havia desgastado e fizeram um novo banho de ouro.
As técnicas para restauração de armação classica metálica dourada estão avançadas. Ficou como nova para os óculos solares.

Para os óculos para trabalhar e dirigir à noite e dias nublados e chuvosos, escolhi outra armação metálica fechada clássica (1957), a Ray-Ban Caravan.

Preste atenção à curvatura da armação que você escolher. Óculos esportivos, por exemplo, são bem curvos em torno do rosto, alcançando as têmporas algumas vezes. Isso pode limitar a escolha de lentes e materiais de acordo com o grau e as opções técnicas desejadas. Verifique na sua ótica.

Com armações metálicas fechadas clássicas em linha fazem décadas pude optar por lentes orgânicas aproximadamente R$ 1500,00 menos caras que as de policarbonato, e contar com manutenção das armações em caso de danos, ou eventual reposição de armação sem perder as lentes e ter de fazer novas.
A Zeiss dá garantia contra trincas nas bordas das lentes orgânicas SE e apenas se a armação for do tipo fechada (metálica ou acetato ou outro material resistente). Armações abertas ou em 3 peças exigem lentes de policarbonato ou equivalente.
Infelizmente tive de exercer a garantia da Zeiss logo no primeiro dia, pois constatamos na ótica que uma das lentes estava com uma mancha sutil mas indelével.
Meus óculos antigos em 3 peças demonstravam meu óbvio cuidado com óculos e a constatação do problema das lentes na ótica foi rápida.
Foram devolvidos para fábrica e dias depois recebi os óculos incolores Drivesafe com novas lentes.

Atualização 25 fevereiro 2017: neste link encontrei bem descritas as vantagens de ter Zeiss Skylet Road polarizadas se estivessem disponíveis no Brasil para lentes progressivas.
Neste outro link uma ótima explicação de como funciona a camada antireflexo dos óculos.

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