Como escolher pneus para seu SUV, parte 1

Os pneus são componentes críticos para o desempenho, funcionalidade e segurança de seu SUV.
Afinal são os únicos pontos de contato com o solo.
Toda a engenharia do SUV passa por eles no final.
Temos de entender que um SUV é diferente de um carro, de um caminhão, de uma picape.
Para escolher os pneus, começamos com as medidas.


Você não deve alterar o diâmetro externo dos pneus em mais de 3℅.
Além de vários problemas de engenharia, é proibido por lei.
Se alterar o aro da roda, deve compensar nas medidas do pneu. Geralmente alterando a medida de perfil, a "altura" da lateral.
Esse perfil é uma medida percentual da largura do pneu.
O melhor é usar as medidas originais, mas alguns tipos de pneus nem são fabricados em certas medidas por serem inapropriadas ao uso proposto.
Um pneu de perfil baixo dá mais estabilidade nas curvas por menor deformação lateral. Mas fica mais duro e desconfortável, sujeito a danos em buracos e pedras, exigindo maior pressão de calibragem.
Por isso pneus off road têm perfil mais alto, para suportar melhor os impactos se deformando mais, além de outras características construtivas das quais falaremos futuramente.
Uma maior largura do pneu piora o consumo, melhora a aderência nas curvas, piora a aquaplanagem na chuva, melhora a capacidade de frenagem, melhora a entrega de potência nas arrancadas, piora a velocidade máxima, melhora a capacidade de andar na areia, piora a de andar no barro, piora o ruído , melhora o conforto, piora o consumo, piora a força para girar a direção.
Como o mundo não é ideal, algumas coisas melhoram e outras pioram.
Você precisa saber para o que pretende usar o SUV e onde pretende trafegar.
Além das medidas, há os índices de carga e o de velocidade.
Você não deve comprar pneus que suportem menor peso por roda do que o indicado pelo manual do seu SUV.
Além do risco de estourar, rasgar, e de bolhas fatais, a carcaça interna se deforma demais em curvas e frenagens , o aquecimento será maior e o desgaste será maior.
Usar um com índice de carga muito maior, deixaria o pneu rígido demais, perdendo aderência, estabilidade e conforto.
O pneu é um componente elástico. Nem demais, nem de menos.
É questão de adequação ao veículo e uso.
O índice de velocidade é fácil de entender.
Se você usar um pneu projetado para 100 km/h correndo a 180km/h, o pneu vai superaquecer, a carcaça se deformar, perder estabilidade e até o controle, causando grave acidente.
Os pneus do Subaru Forester 2015 são 225/55R18, 97V.
225 mm de largura, perfil de 55℅ da largura, para rodas aro 18 polegadas, suportam 730 kg/roda , velocidade máxima de 240 km/h.
Para facilitar você escolher medidas e esses índices, veja nessa página aqui uma calculadora de pneus e tabelas.
Nos próximos artigos abordaremos outros fatores na escolha dos pneus.
Enquanto isso, não deixe de ler e assistir vídeos de  posts anteriores sobre pneus.
Está outra calculadora de pneus aqui é muito boa e funciona bem em celulares.

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