Quando desligar o VDC, ESP, ESC em off road com seu SUV
Nos SUV modernos como no Subaru Forester, o VDC engloba várias funções combinadas, como controle de estabilidade, de tração, de aceleração , de acionamento independente de freios por roda, de câmbio, de suspensão, de travamento ou escorregamento de diferenciais central e de cada eixo.
Geralmente deve ficar ligado. Mas nem sempre.
Passei por isso em nosso passeio soft road.
Geralmente deve ficar ligado. Mas nem sempre.
Passei por isso em nosso passeio soft road.
Do manual do Subaru Forester:
Deixar sempre ligado. Exceto em algumas situações.
Pressionando o botão para desativar o sistema Vehicle Dynamics Control (VDC) pode facilitar as seguintes operações:
- Arrancar parado numa subida íngreme coberta de neve, cascalho ou outra superfície escorregadia.
- Extração do veículo quando suas rodas estão presas em lama ou neve profunda.
Deixar sempre ligado. Exceto em algumas situações.
Pressionando o botão para desativar o sistema Vehicle Dynamics Control (VDC) pode facilitar as seguintes operações:
- Arrancar parado numa subida íngreme coberta de neve, cascalho ou outra superfície escorregadia.
- Extração do veículo quando suas rodas estão presas em lama ou neve profunda.
Do fórum:
Essencialmente, em qualquer momento que você deseja assegurar-se que o veículo mantenha o movimento à frente em uma situação de baixa velocidade / baixa tração.
Nesses momentos você está tentando manter alguma rotação nas rodas enquanto elas ganham / perdem tração na superfície da estrada, e a última coisa que você quer é um sistema cortando o acelerador eletronicamente enquanto você se arrasta para fora.
O resto do tempo deixe ligado.
Essencialmente, em qualquer momento que você deseja assegurar-se que o veículo mantenha o movimento à frente em uma situação de baixa velocidade / baixa tração.
Nesses momentos você está tentando manter alguma rotação nas rodas enquanto elas ganham / perdem tração na superfície da estrada, e a última coisa que você quer é um sistema cortando o acelerador eletronicamente enquanto você se arrasta para fora.
O resto do tempo deixe ligado.
Ler a EXCELENTE descrição de casos reais nesse seguinte post de fórum:
Na areia, também precisaria reduzir pressão dos pneus a 18 psi.
X-MODE
Nos Subaru Forester de 2014 em diante, esse recurso ajuda bastante.
Porém em areia fofa acaba dificultando.
Veja o post #21 da seguinte página
http://www.subaruforester.org/vbulletin/f102/2014-forester-sand-147465/#/topics/147465?page=2&_k=yljryw
Nos Subaru Forester de 2014 em diante, esse recurso ajuda bastante.
Porém em areia fofa acaba dificultando.
Veja o post #21 da seguinte página
http://www.subaruforester.org/vbulletin/f102/2014-forester-sand-147465/#/topics/147465?page=2&_k=yljryw
Há um excelente vídeo sobre arrancar em superficie escorregadia com os 4 pneus.
Bibliografia:
Comentários
Postar um comentário