Opinião do dono: 80 mil km Subaru Forester Sport

 Opinião do dono: 80 mil km Subaru Forester Sport


Quando o Subaru Forester Sport completou 80000 km rodados, no final de 2019, levei-o para outra revisão na oficina da concessionária.

Além dos ítens convencionais da revisão, o mecânico identificou degradação importante numa das juntas homocinéticas dianteiras. Infelizmente mais do que eu imaginava ao chegar, pois já havia identificado alguns ruídos ocasionais.

Ainda não era urgente a troca, mas alertou que eu poderia perder a tração inesperadamente em algum momento próximo e ficar parado na estrada. Até mesmo um potencial acidente dependendo da situação.

Isso é algo que pretendo evitar e por isso levo às revisões programadas.

Só que me informou que, no Brasil, a junta homocinética não é vendida separadamente. É vendida num kit de semi-eixo de tração completo, com mais juntas, coifas, e semi-eixo, e elementos menores. E tal kit era vendido por algo em torno de R$ 4 mil na época.

Fui pesquisar nos fóruns de proprietários. Em outros países, a junta homocinética original não é algo que se pode chamar barato, mas é possível adquirir separadamente.

Outros mecânicos e usuários já tiveram más experiências ao usar tal peça crítica de mercado paralelo. Ninguém recomenda fazer isso.

Adquirir tal peça original em outro país é um processo demorado e que precisa alguma ajuda local, pois as concessionárias não exportam.

Então preferi optar pelo kit original vendido aqui no Brasil para ter segurança e rapidez no conserto.

O carro voltou ao pleno desempenho, conforme esperado. Muito prazeiroso de dirigir.

E reparando, o carro está ótimo. Andando bem. A conservação está perfeita. Nenhum ponto de ferrugem. Pintura ótima. Nenhum barulho estranho de suspensão, estrutura ou painel. Os pequenos “grilos” do banco traseiro e da tampa do estepe no porta-malas são os mesmos desde o início. São peças móveis e o banco revestido de couro exacerba mínimas oscilações ao roçar as partes bipartidas. Tanto que silencia ao levar passageiros no banco traseiro e bagagens no porta-malas.

Nenhum carro nacional que tive chegou a essa quilometragem em tão bom estado e com tão poucos problemas quanto esse Subaru.



Comentários

Posts mais lidos mês passado

Opinião do dono: pneus Continental PremiumContact 6

Qual o melhor ar condicionado split para a praia?

Opinião do dono: 100 mil km Subaru Forester Sport

Opinião do dono: 60 mil km Subaru Forester Sport

Primeiros dias com a cera Meguiar's Ultimate Paste Wax sobre pintura branca perolizada

Centros espíritas socorristas no Brasil

Teste da Cera Auto Brilho 3M limpadora em pintura branca perolizada

Como escolher pneus para seu SUV, parte 1

Óculos para dirigir à noite, ao dia, e usar para trabalhar em escritório e computador. Parte 2.