Opinião do dono: 80 mil km Subaru Forester Sport
Opinião do dono: 80 mil km Subaru Forester Sport
Quando o Subaru Forester Sport completou 80000 km rodados, no final de 2019, levei-o para outra revisão na oficina da concessionária.
Além dos ítens convencionais da revisão, o mecânico identificou degradação importante numa das juntas homocinéticas dianteiras. Infelizmente mais do que eu imaginava ao chegar, pois já havia identificado alguns ruídos ocasionais.
Ainda não era urgente a troca, mas alertou que eu poderia perder a tração inesperadamente em algum momento próximo e ficar parado na estrada. Até mesmo um potencial acidente dependendo da situação.
Isso é algo que pretendo evitar e por isso levo às revisões programadas.
Só que me informou que, no Brasil, a junta homocinética não é vendida separadamente. É vendida num kit de semi-eixo de tração completo, com mais juntas, coifas, e semi-eixo, e elementos menores. E tal kit era vendido por algo em torno de R$ 4 mil na época.
Fui pesquisar nos fóruns de proprietários. Em outros países, a junta homocinética original não é algo que se pode chamar barato, mas é possível adquirir separadamente.
Outros mecânicos e usuários já tiveram más experiências ao usar tal peça crítica de mercado paralelo. Ninguém recomenda fazer isso.
Adquirir tal peça original em outro país é um processo demorado e que precisa alguma ajuda local, pois as concessionárias não exportam.
Então preferi optar pelo kit original vendido aqui no Brasil para ter segurança e rapidez no conserto.
O carro voltou ao pleno desempenho, conforme esperado. Muito prazeiroso de dirigir.
E reparando, o carro está ótimo. Andando bem. A conservação está perfeita. Nenhum ponto de ferrugem. Pintura ótima. Nenhum barulho estranho de suspensão, estrutura ou painel. Os pequenos “grilos” do banco traseiro e da tampa do estepe no porta-malas são os mesmos desde o início. São peças móveis e o banco revestido de couro exacerba mínimas oscilações ao roçar as partes bipartidas. Tanto que silencia ao levar passageiros no banco traseiro e bagagens no porta-malas.
Nenhum carro nacional que tive chegou a essa quilometragem em tão bom estado e com tão poucos problemas quanto esse Subaru.
Comentários
Postar um comentário