Como escolher pneus para seu SUV parte 3: Euro Label, etiqueta Inmetro
A classificação de pneus e etiquetagem Euro Label que já existia na Europa fazem alguns anos, foi trazida ao Brasil e tornada obrigatória desde 29 outubro de 2016, sob a supervisão do Inmetro.
Basicamente etiqueta os pneus de passeio em letras A até G para os critérios de
- Resistência de rolagem ( economia de combustível)
- Frenagem em piso molhado.
- Nível de ruído.
Basicamente etiqueta os pneus de passeio em letras A até G para os critérios de
- Resistência de rolagem ( economia de combustível)
- Frenagem em piso molhado.
- Nível de ruído.
São informações básicas importantes no processo de seleção de novo pneu para seu SUV.
Atenção que as etiquetas são individuais para cada medida diferente de pneu, mesmo sendo mesma marca e modelo.
Atenção que as etiquetas são individuais para cada medida diferente de pneu, mesmo sendo mesma marca e modelo.
Como você já leu os artigos anteriores sobre pneus, pode deduzir que a resistência à rolagem é afetada principalmente pelo composto da borracha, mas também por vários outros detalhes construtivos da carcaça interna e banda de rodagem, pois o pneu se deforma enquanto toca o solo. Maior resistência à rolagem implica maior consumo. Mas cuidado que pneus com menor resistência à rolagem geralmente têm baixa aderência.
A Michelin parece estar um passo à frente nisso.
Mas item vital é a distância de frenagem em piso molhado. É muito importante você levar esse em conta no momento da escolha.
Outra vez a Michelin, e Continental parecem saber algo que os outros não sabem. Seguidas de perto pela Yokohama.
O ruído é um critério de conforto que você notará muito quando entrar num carro com pneus silenciosos.
Já fiz viagem longa num carro com pneus mistos barulhentos e foi muito mais cansativo.
Adivinhe: a Michelin, Continental e também Yokohama se destacam nesse critério.
A Michelin parece estar um passo à frente nisso.
Mas item vital é a distância de frenagem em piso molhado. É muito importante você levar esse em conta no momento da escolha.
Outra vez a Michelin, e Continental parecem saber algo que os outros não sabem. Seguidas de perto pela Yokohama.
O ruído é um critério de conforto que você notará muito quando entrar num carro com pneus silenciosos.
Já fiz viagem longa num carro com pneus mistos barulhentos e foi muito mais cansativo.
Adivinhe: a Michelin, Continental e também Yokohama se destacam nesse critério.
Em todos os critérios, a concorrência é acirrada entre os fabricantes de primeira linha.
Existem outros critérios a considerar que abordaremos em próximos artigos. Mas começamos pelos quantificados em catálogos de fabricantes.
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