Como escolher pneus para seu SUV, parte 2: treadwear e UTQG

O índice de desgaste (treadwear) dos pneus quantifica a expectativa de durabilidade ao desgaste de um pneu.
É obtido por comparação a um pneu de referência (treadwear 100) em teste em pista, veículo e condições padronizadas pelo governo dos EUA.
É afetado principalmente pelo composto da borracha, mas também pela carcaça interna , laterais, desenho da banda de rodagem, formato dos ombros ("quadrado" ou "arredondado"), perfil, faixa de temperatura de operação, pressão e peso de carga. Isso sem considerar o veículo, estrada e pilotagem.
De modo geral, pneus com treadwear alto desgastam menos e geralmente têm menor aderência.
Pneus de alto desempenho geralmente sacrificam o treadwear para terem maior aderência, sendo mais macios.
Pneus de competição parecem ter dureza de massa de modelar, mas também só precisam durar algumas centenas de quilômetros ou nem isso.
Porém entre fabricantes de primeira linha, pesquisas levaram a cada vez maiores treadwear preservando boa aderência para uso nas ruas.
E tem a Michelin, que parece saber mais que todos os outros sobre o assunto.
Continental faz bonito, logo atrás.
Yokohama também procura chegar junto a eles com a tecnologia de óleo de laranja. Mas ainda parecem sofrer falta de aderência em temperaturas muito baixas, incomuns no Brasil.
O resto dos fabricantes de primeira linha não fica muito atrás. A competição é forte e incessante.
Outros fabricantes geralmente apelam para misturar sílica no composto, reduzindo o desgaste mas perdendo bastante aderência, em comparação. Tanto que nem oferecem isso nas linhas de maior desempenho.
A faixa de temperatura de operação afeta muito o desgaste. Se você trafega em locais muito quentes ou muito frios, precisa ficar atento na escolha do pneu e na pilotagem.
Aqui no Brasil não temos pneus de neve. São vendidos pneus de verão ou então pneus todo clima (all weather) .
Pneus de verão sofrem MUITA falta de aderência e até rachaduras  e bolhas se forem usados na neve. Cuidado quem viaja para Argentina ou Chile. Nem falamos das correntes. Mesmo no Brasil algumas cidades requerem atenção no inverno, com alguns pneus. Pneus de verão não são imunes ao desgaste em altas temperaturas.
Pneus all weather sofrem alguma falta de aderência no frio e maior desgaste no calor.
Pneus de neve se desmanchariam  no Nordeste, se estivessem à venda no Brasil.
Na hora de escolher pneu, o índice de desgaste treadwear deve ser levado em conta mas não isoladamente. Considere a aderência igualmente.
E ainda temos a característica do sistema de tração e o rodízio.
Carros de tração integral PERMANENTE como todos os Subaru , o Suzuki Grand Vitara, e Audi com sistema Quattro, PRECISAM trocar os quatro pneus simultâneamente ou vão superaquecer os diferenciais.
Então se cortar, rasgar, bolha num pneu, terá de trocar os quatro.
Não adianta priorizar demais o treadwear, se sacrificar a aderência. E ainda tem o fator sorte para não estragar o pneu num buraco.
Neste link aqui tem um bom artigo em português sobre treadwear.




O UTQG uniform treadwear quality grading é um índice mais moderno dos EUA e engloba o treadwear , adicionando aderência / tração e a resistência a altas temperaturas em dadas velocidades.
Justamente os fatores que mais afetam a decisão de compra envolvendo treadwear.
Tem o número treadwear, e duas ou até três letras, de A até C. Pneus abaixo de C não podem ser vendidos nos EUA.
Os índices de tração são AA, A , B, C. Do melhor ao pior.
Os índices de temperatura são A, B, C.
Nem sempre se acha gravado no pneu, cada fabricante grava de uma forma (busque imagens de UTQG na web para ver diferentes fotos),  e precisa então procurar no catálogo. Alguns fabricantes só informam nos sites norte americanos ou europeus, onde os consumidores exigem saber.
As condições de medida e as faixas para cada letra estão no link da Wikipedia.
Por exemplo, os pneus originais do Subaru Forester 2015 possuem UTQG igual a 300AA.
Como pode ser visto neste link, clicando para ver especificações completas.

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